Atividades e Eventos


Atividade 1

  • Objetivo da atividade: 
Desenvolver metodologias específicas para a diversidade sociocultural e linguística, na perspectiva do diálogo intercultural. 
  • Descrição sucinta:
CONFECÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS E MATERIAIS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS BILINGUES 

Elaboração de materiais didáticos diferenciados, específicos e bilíngues.  
Período: 01/04/14 a 30/11/14.

Elaboração de materiais didáticos diferenciados, específicos e bilíngues para utilizar nas práticas pedagógicas desenvolvidas na Escola Estadual Indígena Yvy Porã e no Colégio Estadual Indígena Cacique Gregório Kaekchot. 
Período: 01/11/14 a 30/11/14

Produção de materiais didáticos para as Escolas do Campo: caixa de pesquisa e estudo, cartazes, jogos, lembrancinhas e outros recursos pedagógicos.

Período: 01/05/14 a 30/05/14

Produção de materiais didáticos para as Escolas do Campo: caixa de pesquisa e estudo, cartazes, jogos, lembrancinhas e outros recursos pedagógicos. 

Período: 01/10/14 a 30/10/14

Confecção de material didático para o trabalho de alfabetização e letramento: carimbos, alfabeto móvel, maquete e álbum seriado.
Período: 15/10/14 a 30/10/14
  • Resultados alcançados:
Diversos materiais didáticos diferenciados foram elaborados contribuindo com a realização de práticas pedagógicas de excelência e também reflexões sobre possibilidades de outras metodologias que promovam um ensino de qualidade.


Atividade 2

  • Objetivo da atividade: 
-Instrumentalizar teoricamente a formação dos participantes do PIBID. 
-Possibilitar o contato com a organização de eventos e promover a participação em cursos e discussões sobre os assuntos referentes a educação escolar indígena. 
-Promover a participação em cursos e discussões sobre os assuntos referentes a educação do campo.
  •  Descrição sucinta:
PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS E CURSOS DE FORMAÇÃO

Os acadêmicos do PIBID/DIVERSIDADE participaram do evento "As Organizações Internacionais e as políticas educacionais dos anos de 1990" 
Ministrante: Doutora Elma Julia Gonçalves de Carvalho
Período: 29/03/14

Participação como palestrante em Mesa Redonda no Evento: Universidade e geografia do campo: políticas de educação do campo e políticas de educação indígena na XXIII Semana de geografia: a questão agrária na região noroeste do Paraná promovido pelo colegiado do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí 

Período: 06/10/14 a 10/1014

Participação em Grupo de Trabalho no II SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANÁ: tecendo saberes, no Parque Tecnológico Itaipu - PTI, Foz do Iguaçu – PR.

Período: 23/10/14 a 24/10/14

Auxilio e participação na formação de professores indígenas da "Ação Saberes Indígenas na Escola", especificamente, no curso de jogos matemáticos ministrados pelo professor João Cesar

Período: 11/06/14 a 12/06/14

Participação no "IV Seminário de Educação Infantil/Estudos e Intervenções Educativas: Desafios de Professores e Crianças", promovido pela Professora Doutora Marta Chaves

Período: 29/09/14 a 02/10/14

Participação e auxilio na formação de professores indígenas da "Ação Saberes Indígenas na Escola" 

Período: 17/11/14 a 18/11/14

Palestra: Identidade dos Sujeitos do Campo 
Período: 22/03/14

Palestra: Princípios e fundamentos da Educação Popular

Período:  12/04/14

Comissão Organizadora da XIII Jornada de Agroecologia, atividade do PIBID para o III Tempo-Comunidade

 Período: 20/02/14 a 17/04/14

13º Jornada de Agroecologia  

Período: 04 /06/14 a 07/06/14

Participação e organização da Semana Camponesa no Colégio Estadual do Campo Centrão – EIFMP 

Período:  10/11/14 a 14/11/14

Participação no Seminário de Avaliação da atuação do FLORA 2014 – Escola Milton Santos

Organização e ministração, participação na “Oficina de Metodologias em Educação Popular” 
Período: 30/09/2014 e 01/10/2014.

II Seminário Estadual do PIBID no Paraná

Período: 23/10/14 a 24/10/14

Seminário realizado com os professores e direção do Colégio Estadual do Campo Flórida do Ivaí – EFM e a Escola Municipal do Campo Francisco Ignácio de Almeida – Ed. Inf. e E. F.,

Período: 29/04/14

Encontro Estadual dos Sem terrinha 

Período: 15/10/14 a 17/10/15 

Participação do Encontro Estadual de Mulheres da Reforma Agrária do Estado do Paraná.

Período: 23/10/14 a 24/10/14

Articulação e Organização da Juventude do Movimento Sem Terra para a participação no Acampamento Internacional da Juventude em Palmeiras da Missões/RS que ocorreu no período de 20 a 23 de novembro.

Período: 01/11/14 a 23/11/14
  • Resultados alcançados:
Instrumentalização teórica dos professores, contribuindo com a formação docente dos participantes do PIBID, ao possibilitar a realização de reflexões referente a questões da educação escolar indígena.


Atividade 3
  • Objetivo da atividade: 
Sistematizar brincadeiras guarani
  • Descrição sucinta: 
LEVANTAMENTOS E ESTUDOS ETNOGRÁFICOS

Realização de levantamentos estudos sobre sobre brincadeiras Guarani
Período: 01/04/14 a 30/05/14
  • Resultados alcançados:
A sistematização de brincadeiras Guarani, por meio da realização de um levantamento.


Atividade 4

  • Objetivo da atividade: 
-Sistematizar brincadeiras guarani. 
-Instrumentalizar teoricamente a formação dos participantes do PIBID. 
-Promover reflexões sobre a educação escolar indígena. 
-Promover reflexões sobre a educação do campo
  • Descrição sucinta:
LEITURAS DE TEXTOS E ATIVIDADES TEÓRICAS (EXERCÍCIOS SOBRE AS LEITURAS REALIZADAS)

Durante o ano de 2014 leituras e fichamentos foram realizados, abaixo o nome e o período especifico em que estas atividades foram desempenhadas.

TEXTO: Etnografia e estudos sobre currículo: uma aproximação possível" Autora: Cássia Ferri.


TEXTO: " Etnografia de um projeto de educação escolar indígena, idealizado por professores Xavante: dilemas, conflitos e conquistas" Autora: Ângela Nunes


Período: 01/04/14 a 30/05/14

Leitura e questões referente aos textos: "esclarecendo conceitos”, notícias sobre questões indígenas e dados da FUNAI.
Período: 20/06/14 a 30/07/14

Grupos de estudo dos textos do evento IV Seminário de Educação Infantil/Estudos e Intervenções Educativas: Desafios de Professores e Crianças", com discussões e reflexões acerca da educação, abaixo o nome dos textos:

TEXTO: Reflexões sobre os conceitos de alfabetização e letramento apresentados por professores de educação infantil de autoria de Maria Angélica Olivo Francisco Lucas

TEXTO: A Escola é Para Poucos? A Positividade da Escola no Desenvolvimento Psicológico dos Alunos em uma Visão Vygotskyana de autoria de Marilda Gonçalves Dias Facci 

TEXTO: Reflexões sobre a formação do leitor mirim: leitura, literatura infantil e biblioteca escolar de autoria de Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto

TEXTO: Antes de falar as crianças cantam! Considerações sobre o ensino de música na educação infantil de autoria de Guilherme Gabriel Ballande Romanelli

TEXTO: Ensinar e Aprender a Linguagem Escrita na Perspectiva Histórico-Cultural de autoria de Suely Amaral Mello 
Período: 01/09/14 a 27/09/14

Fichamento do texto "Teoria histórico-cultural e intervenções pedagógicas: possibilidades de um bom ensino" de autoria de Marta Chaves.
Fichamento do texto "Técnicas de contar histórias” de autoria de Vânia Dohme.
Período: 01/10/14 á 07/10/14

Estudo dos textos organizados pela coordenação do projeto e subprojeto
Período: 01/05/14 a 30/05/14

Estudo e preparação para a Ciranda Infantil da 13ª Jornada de Agroecologia, por meio dos textos:  
TEXTO: Camponeses e Camponesas em movimento construindo o sustento da vida e a transformação da sociedade de autoria de José Maria Tardin 
Período: 01/05/14 a 30/05/14

TEXTO: Verbete sobre agroecologia do Dicionário da Educação do Campo
Período: 04 /06/14 a 07/06/14

Leitura do livro Manifesto do Partido Comunista
Período: 01/10/14 a 30/10/14

Leitura e fichamento do livro Pedagogia do Movimento Sem Terra
Período: 01/12/14 a 12/12/14

Estudo e realização de atividades dos textos:
“Alfabetização e Letramento” de autoria de Magda Soares e “A Alfabetização na Perspectiva Histórico-Cultural” de autoria de Sônia Maria Coelho
Período: 10/06/2014 a 31/07/2014
  • Resultados alcançados:
Por meio dessa atividade foi possível a Instrumentalização teórica dos participantes do PIBID/DIVERSIDADE.


Atividade 5
  • Objetivo da atividade: 
Compreender o funcionamento das escolas que atendem os indígenas.
  • Descrição sucinta:
DESCRIÇÃO DETALHADA DO FUNCIONAMENTO DE UMA ESCOLA INDÍGENA. OS QUE RESIDEM FORA DAS T.I REALIZARAM NO CENTRO MITANGUE-NHIRI (ASSIND-MARINGÁ-PR)

- Os participantes do PIBID/DIVERSIDADE realizaram a descrição detalhada do funcionamento da escola Indígena Escola Estadual Indígena Yvy Porã, Escola Estadual Indígena Cacique Tudja Nhanderu, Colégio Estadual Indígena Cacique Gregório Kaekchot e do Centro Social Infantil Mitangue-Nhiri.Período: 20/06/14 a 30/07/14
  • Resultados alcançados:
A compreensão, por parte dos participantes do PIBID/DIVERSIDADE do funcionamento das escolas indígenas. 


Atividade 6
  • Objetivo da atividade: 
-Compreender a proposta educacional da escola. 

-Realizar reflexões sobre o que propõe os documentos escolares.

  • Descrição sucinta: 
ESTUDOS E FICHAMENTOS DE DOCUMENTOS ESCOLARES (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO)

- Estudo e fichamento dos documentos escolares, alguns participantes realizaram das escolas indígenas Escola Estadual Indígena Yvy Porã, Escola Estadual Indígena Cacique Tudja Nhanderu, Colégio Estadual Indígena Cacique Gregório Kaekchot e do Centro Social Infantil Mitangue-Nhiri
Período: 01/08/14 a 15/08/14

-Estudo do Projeto Político Pedagógico, Proposta Curricular e Regimento Escolar das escolas do campo:
Escola Itinerante Maria Aparecida Rosignol Franciosi
Colégio Estadual do Campo – Centrão
Escola Itinerante Caminhos do Saber
Escola Municipal José Clarimundo Filho
Escola Itinerante Herdeiros da Luta de Porecatu
Escola Milton Santos de Agroecologia
Período: 01/05/14 a 30/05/14
  • Resultados alcançados:
Esses estudos resultaram na compreensão  da proposta educacional das escolas indígenas, do entendimento da proposta socioeducativa do Centro da Assind;
Os estudos dos projetos políticos pedagógicos, das propostas curriculares e do regimento escolar proporcionaram aos estudantes o conhecimento da organização escolar e os aspectos históricos das comunidades dos assentamentos. Conhecimentos pertinentes para a preparação e futuras intervenções, por meio, do projeto PIBID-Diversidade.


Atividade 7

  • Objetivo da atividade: 

-Organizar e sistematizar as práticas a serem realizadas. 

-Compreender a importância de um ensino sistematizado e intencional

  • Descrição sucinta: 
ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTOS PEDAGÓGICOS

-  Elaboração dos planejamentos para serem realizadas as práticas pedagógicas, nas escolas indígenas, no Centro Social Mitangue-Nhiri e nas escolas do campo;
Período: 17/08/15 a 31/08/15

-Planejamento, juntamente com os professores orientadores e a coordenação do projeto, das atividades a serem desenvolvidas pela turma durante o III Tempo-Escola.
Período: 20/02/14 a 17/04/14

- Planejamento prévio: preparação do estágio supervisionado de docência e gestão em educação infantil.
Período: 19/05/14 a 30/05/14

- Planejamento para a realização das atividades com as crianças durante a realização da 13ª Jornada de Agroecologia;
Período: 01/05/14 a 30/05/14

- Planejamento para intervenção em turma de alfabetização de crianças, jovens e adultos conforme a organização da escola.
Período: 01/10/14 a 01/11/14
  • Resultados alcançados:
A elaboração de planejamentos que promoviam práticas pedagógicas sistematizadas e intencionais.


Atividade 8
  • Objetivo da atividade: 
- Inserir os participantes do PIBID no cotidiano escolar das escolas que atendem os estudantes indígenas, proporcionado que os mesmos realizem práticas docentes.

- Inserir os participantes no cotidiano escolar das instituições que atendem estudantes do campo.

  • Descrição sucinta: 
DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA

- Práticas pedagógicas desenvolvidas na Escola da T.I Pinhalzinho : Yvy Porã.
- Práticas pedagógicas no Centro Social Infantil Mitangue-Nhiri
Período: 21/11/15 a 08/12/15

-Contação de história e resgate da identidade Sem Terrinha
Período: 01/05/15 a 30/05/14

  • Resultados alcançados:
A realização de práticas pedagógicas sistematizadas e intencionais em escolas que atendem os indígenas, com a utilização de materiais didáticos diferenciados, específicos e bilíngues.


Atividade 9
  • Objetivo da atividade: 
- Relatar as práticas desenvolvidas;

- Promover reflexões sobre as implicações das práticas pedagógicas realizadas.


  • Descrição sucinta: 

RELATÓRIOS

-  Elaboração dos Relatórios parciais referentes as práticas pedagógicas;
Período: 21/11/14 a 15/12/14

- Primeira versão dos relatórios PIBID e da organização dos portfólios do Tempo Comunidade 3; 
Período: 01/08/14 a 30/08/14

- Produção do caderno de campo e portfólios;
Período: 01/10/14 a 30/10/14 

- Produção do caderno de campo e portfólios;
Período: 01/11/14 a 30/11/14

- Elaboração de relatórios das visitas técnicas realizadas nas escolas envolvidas no PIBID.
Período: 13/11/14 a 18/12/14
  • Resultados alcançados:
Relatórios que descrevem as práticas pedagógicas realizadas e ao mesmo tempo realizam reflexões sobre a realização dessas.


Atividade 10
  • Objetivo da atividade: 
Conhecer as escolas, por  meio da realização de diagnósticos.
  • Descrição sucinta: 
DIAGNÓSTICOS

- Orientação, encaminhamento e acompanhamento do grupo de educandos na realização do diagnóstico da escola de desenvolvimento do PIBID (escola Milton Santos);
Período: 01/04/14 a 30/04/14
  • Resultados alcançados:
Conhecendo as escolas é possível a organização para o desenvolvimento dessas atividades.


Atividade 11
  • Objetivo da atividade: 
Organizar as atividades.
  • Descrição sucinta: 
REUNIÕES

- Reunião na Escola Municipal do Campo Chico Mendes, em Querência do Norte/PR, com participação da direção da escola, coordenação pedagógica, APMF e representantes da comunidade assentada.
Período:  08/05/14

- Reuniões em conjunto com os professores orientadores para discussão e construção do cronograma de atividades do PIBID para o IV Tempo-Escola.
- organização da reunião dos supervisores com os grupos de educandos para planejamento da atividade de elaboração dos trabalhos acadêmicos (resumo expandido) a serem apresentados no II Seminário Estadual do PIBID no Paraná
- Acompanhamento da visita da coordenação do projeto e subprojeto à Escola Milton Santos
- Reunião de avaliação da XIII Jornada de Agroecologia 
Período: 11/07/14
  • Resultados alcançados:
A sistematização das atividades a serem realizadas.


Atividade 12
  • Objetivo da atividade: 
Desenvolver a produção escrita, refletindo as implicações das práticas do PIBID
  • Descrição sucinta: 
ESCRITA E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

- Acompanhamento dos grupos de educandos no processo de elaboração dos trabalhos acadêmicos, com orientação, correções e encaminhamento de reelaborações.
Período: 01/09/14 a 30/10/14

- Elaboração de Textos Acadêmicos 
Período: 01/09/14 a 30/10/14

-Apresentação do trabalho “Las prácticas educativas de formación del militante-técnico-educador en agroecología de la Vía Campesina en el Estado de Paraná, Brasil.” no XIX Congresso Científico do Instituto Nacional de Ciências Agrícolas de Cuba, em San Jose de las Lajas, Mayabeque, 
Período: 26/11/14 a 28/11/14  

- Apresentação do trabalho: “Educação no Campo e Ações para a formação de profesores: reflexões sobre a ciranda infantil” no Congreso Internacional PEDAGOGIA 2015, que ocorreu em Cuba/Havana 
Período: 26/01/15 a 30/01/15

- Participação em Grupo de Trabalho no II SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANÁ: tecendo saberes, no Parque Tecnológico Itaipu - PTI, Foz do Iguaçu – PR.
Período: 23/10/14 a 24/10/14

Elaboração Acadêmica para o II Encontro Estadual PIBID.
Período: 01/08/14 a 30/08/14

Elaboração de artigos com diferentes temas abordados a partir das experiências do PIBID
Período: 01/08/14 a 30/09/14
  • Resultados alcançados:
A produção de textos acadêmicos. 


Atividade 13
  • Objetivo da atividade: 
Realizar visitas técnicas para apresentação, discussão e encaminhamentos do planejamento de trabalho para 2015.
  • Descrição sucinta: 
VISITAS TÉCNICAS



-Realização de visitas técnicas em escolas do campo e indígena:



Escola Itinerante Maria Aparecida Rosignol Franciosi.

Período: 13/11/2014

Colégio Estadual do Campo – Centrão
Período: 12/11/2014

Escola Itinerante Caminhos do Saber
Período: 11/11/2014

Escola Municipal José Clarimundo Filho
Período: 17/11/2014

Escola Itinerante Herdeiros da Luta de Porecatu
Período: 13/11/2014

Escola Milton Santos de Agroecologia
Período: 21/11/2014

Escola Estadual Indígena Yvy Porã
Período: 15/12/2014

  • Resultados alcançados:
Houveram reflexões, encaminhamentos para as atividades de 2015 e agendamentos de formação de professores.


Atividade 14
  • Objetivo da atividade: 
Criar um espaço para acesso as informações do Projeto
  • Descrição sucinta: 
CRIAÇÃO DE UM BLOG

- Criação de um blog do Pibid/Diversidade/UEM 
Período: 01/08/14 a 01/10/14
  • Resultados alcançados:
Houveram discussões para:
- Criação da arte;
- Pontos que seriam necessários contemplar no blog;

Página ainda em continuação.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário