O Programa

Inserido nos Programas de Formação de Professores da CAPES, para a melhoria da qualidade da educação em diferentes contextos, o PIBID tem como objetivos:

Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
Contribuir para a valorização do magistério;
Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura

São Atividades deste Subprojeto PIBID Diversidade:

Seleção e nivelamento da equipe de trabalho (bolsistas);
Desenvolvimento de instrumentos de pesquisa de campo e planos de estudos tanto de documentos do INEP como da literatura pertinente;
Diagnóstico da realidade (escolas comunidades) na qual o Subprojeto será desenvolvido;
Organização de Grupo de Estudos, Debates e Reflexões;
Assessoria aos professores supervisores em atividades didático-pedagógicas;
Atividades para o aperfeiçoamento da língua materna;
Avaliação periódica dos resultados e discussões com a equipe do projeto;
Desenvolvimento de atividades experimentais investigativas;
Criação e aplicação de sequências didáticas inovadoras;
Desenvolvimento de atividades extraclasse: oficinas; ateliês pedagógicos;  monitorias; minicursos; estudo do meio; visitas a museus; feiras de ciências; correção de trabalhos; realização experimentos, dentre outros;
Desenvolvimento de recursos didático-pedagógicos: modelos didáticos, textos paradidáticos; confecção de jogos; maquetes; fantoches; recursos multimidiáticos; painéis, dentre outros;
Exibição e discussão de filmes com temáticas pertinentes às diferentes áreas dos subprojetos;
Organização e participação em eventos. Painel de experiências pedagógicas (a serem divulgados nos eventos, no site, nas escolas envolvidas, etc);
Produção de diários e portfólios reflexivos e relatórios técnicos (e outras de registros das atividades desenvolvidas);
Produção e aplicação de oficinas temáticas, de leituras e contação de histórias;
Realização e participação de eventos científicos e culturais locais, regionais e nacionais;
Utilização de laboratórios de ensino da UEM (Pedagogia, Matemática, Ciências,  Antropologia/Arqueologia e outros)
Produção e publicação de artigos em periódicos e livros com os resultados das ações;

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